GREVE NA ASAE A 9 DE OUTUBRO DE 2017: Está marcada para dia 9 de outubro uma greve na ASAE. Os funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica contestam a falta de resposta a reivindicações que incluem mudanças na carreira, regulamentação do horário de trabalho, condições de aposentação e remunerações. O pré-aviso de greve já foi entregue no Ministério das Finanças.

REPRESENTANTES SINDICAIS DOS TRABALHADORES DA ASAE ENTREGARAM NO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS UM PRÉ-AVISO DE GREVE PARA 9 DE OUTUBRO

FALTA DE PESSOAL E DE VISÃO “MINAM” A ASAE: A Associação Sindical dos Funcionários da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASF-ASAE) acusa a direção do organismo de “falta de visão”. O sindicato aponta falta de pessoal na organização e critica o inspetor-geral da ASAE por se mostrar “incapaz” de indicar o número de inspetores necessários para resolver o problema.

ASF-ASAE AMEAÇA POR MINISTÉRIO DA ECONOMIA EM TRIBUNAL: Trabalhadores querem justiça nas indemnizações e a contemplação de determinados pontos nos estatutos propostos pelo Governo. Protestos e greve à vista.

ABAIXO-ASSINADO:
No seguimento da entrega do abaixo-assinado – Pela Criação de um Estatuto de Carreira que confira dignidade à Inspeção da ASAE – na AR, somos a informar que este seguirá os moldes de petição (AR) nos termos do estatuído no regime jurídico do exercício do direito de petição, aprovado pela Lei n.º 43/90, de 10 de agosto (na sua redação atual).

Assembleia-Geral 2014: Novembro de 2014 realizámos AG.

ASF-ASAE APRESENTA QUEIXA NA PROVEDORIA DA JUSTIÇA: Passados mais de seis meses desde a manifestação realizada pelos funcionários da ASAE, sem que tivessem surgido desenvolvimentos relativos ao Estatuto dos Funcionários a ASF-ASAE entendeu que era altura de iniciar novas formas de luta. Já nos tínhamos associado a outras entidades (CCP; FNIE), tínhamos exposto as nossas preocupações e problemas ao IG da ASAE (sem nunca sermos considerados), já tínhamos solicitado audições/reuniões com grupos parlamentares, SE e com o Ministro da Economia (os últimos nunca manifestaram disponibilidade mesmo aquando da manifestação de março de 2014).

ESTATUTO DE CARREIRA PARA TRIBUNAL: A Outubro de 2014 a ASF-ASAE avançou com participação em Tribunal pela falta de implementação de um Estatuto de Carreira na ASAE.

2ª Edição da Semana de Criminologia: Após convite da organização da Semana da Criminologia, realizada pelo Núcleo de Estudantes de Criminologia do ISMAI, a ASF-ASAE associou-se a esta edição sendo de agradecer os esforços e empenho do Inspetor Armando Sousa.

MANIFESTAÇÃO ASF-ASAE: A 21 de março de 2014 a ASF-ASAE realizou, juntamente com todos os funcionários, associados ou não, uma MANIFESTAÇÃO desde a SE das Finanças até à SE da Economia como forma de reivindicar pelo tão NECESSÁRIO Estatuto de Carreira. Houve tempo de antena para que todos expusessem as sua preocupações, unânimes com as defendidas por esta ASF-ASAE.

2ª Manifestação CCP: Após o mediatismo alcançado com a 1ª manifestação da CCP, em março de 2014 realizou-se nova manifestação, desta vez sem os media viram as suas expectativas goradas e os manifestantes deram exemplos de cidadania!

FNIE: A ASF-ASAE congratula-se por fazer parte dos elementos fundadores da Federação Nacional dos Inspetores do Estado. A FNIE foi fundada no mesmo dia da manifestação da CCP, 21 de novembro de 2013 estando a ASF-ASAE presente e representada nos dois eventos.

1ª Manifestação CCP: A ASF-ASAE esteve presente na 1ª manifestação realizada pela CCP em Novembro de 2013. Esta manifestação tinha como intuito alertar os governantes para os problemas vividos pelos diferentes OPC’s e pressionar para uma resolução dos seus problemas. Inserida num contexto de crise, em que todos os OPC’s sentiam uma degradação na suas condições sócio-económicas e profissionais, o desespero falou mais alto, tendo sido a primeira grande manifestação que obrigou a PSP a sanear a sua direção, como forma de manter o Ministro da Defesa. Muito se falou de “secos vs molhados” mas foi de louvar a atitude dos profissionais, em serviço e os que se encontravam em Luta.