25 Abr 2019
Abril 25, 2019

SIMPLEX + ASAE –

0 Comment

O programa Simplex tem por objetivo central tornar mais simples a vida dos cidadãos e das empresas na sua interação com os serviços públicos. Na ASAE, as primeiras medidas “simplex” foram implementadas há muito. Começou-se por simplificar o mapa de pessoal, de forma a que o seu corpo inspetivo não tivesse o número de inspetores necessário ao cumprimento da sua missão. Simplificou-se a capacidade técnica dos inspetores, reduzindo o número de horas de formação profissional, para que o ato inspetivo não fosse demasiado complexo. Cortou-se no parque automóvel, de maneira a que, ao invés de percorrer 100 km para conseguir inspecionar determinada empresa, o inspetor ficasse parado na estrada percorrendo apenas 20. Em resultado, tem- se simplificado a vida do cidadão na sua interação com a ASAE. Sem capacidade de resposta, não há grandes complicações.
Mas a grande medida simplex que foi anunciada pelo Governo, chama-se “selo ASAE”: um selo que será afixado à porta dos restaurantes onde não tenham sido detetadas infrações. Parece que tal medida simplifica a vida dos empresários na sua interação com a ASAE. A minha mente é demasiado “simplex” para não conseguir perceber.

Bruno Figueiredo

A opinião do Presidente da Direção Nacional da ASF-ASAE na edição de 15/04/2019 do Correio da Manhã

https://www.cmjornal.pt/opiniao/detalhe/simplex–asae–?fbclid=IwAR1YUdt7pclRYv9CrUN7Su3yFLT2yxknYaVJVdwTaBCnIowvLXTOEx5wFdw